sexta-feira, 24 de abril de 2009

Temperança



É por meio da temperança que encontramos o equilíbrio e não nos deixamos vencer por nossas paixões.

É uma virtude que nos permite controlar nossos vícios e desejos.
O ser humano não é apenas um ser de projeto, é um ser pensante e amoroso, que possui muito mais do que um simples emaranhado de vontades a serem cumpridas de forma desordenada.

Feliz do homem que é temperante. Que encontrou no bom senso um mecanismo para fortalecer sua fé.

A temperança fortalece a igreja e a sociedade. Somos dotados de razão e discernimento e quando agimos de forma a evitar os excessos, contribuímos para uma melhora real em todos os aspectos (morais, culturais e sociais). Ao fazermos nossas atividades de maneira reflexiva permitimos que o equilíbrio fortaleça nossos lares.
A família como instituição positiva fortalece o Estado.

As virtudes são valores para muitos, mas para nós povo católico, as virtudes devem ser vistas como determinantes de nossas condutas, pois, quando permitimos nosso direcionamento espiritual contribuímos de maneira efetiva para nossa santificação.

Todas as virtudes estão intimamente relacionadas com nossa salvação. Sendo o contrário de nosso comportamento pecador.

Nosso corpo reflete o estado de nossa mente. Ser temperante significa ter equilíbrio em todas as áreas de nossas vidas. Significa não abusar da comida, do álcool. Não exagerar no vestuário. Portar-se bem em todas as situações. Ouvir com atenção, falar com moderação. Respeitar as opiniões alheias. Lutar pela evangelização sincera. Contribuir para a conversão de nossos irmãos. Ajudar na santificação do próximo. Acreditar e propagar o catolicismo.

Permita a si mesmo se tornar uma pessoa mais virtuosa.

2 comentários:

Ecclesiae Dei disse...

Deus, derrame em nós a graça da Temperança!

Seu blog está cada vez melhor, parabéns!
grande abraço

Anônimo disse...

Oh! Como eu gostaria de cultivar esta Virtude: Seria de muita importância para a minha elevação espiritual, como faço para desenvolver?

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina