segunda-feira, 20 de abril de 2009

Conheça a Igreja XXIII: A Pastoral da Sobriedade


O objetivo da Pastoral da Sobriedade é atuar na prevenção do uso de álcool e drogas e na recuperação de dependentes químicos. Ela foi criada no Brasil em 1998 e ganhou impulso a partir da Campanha da Fraternidade de 2001, centrada na temática das drogas (o lema daquele ano era "Vida Sim, Drogas Não!").

Nas paróquias, a Pastoral da Sobriedade busca divulgar informações sobre as drogas, incentivar a criação de grupos de auto-ajuda para usuários e familiares, além de criar e manter comunidades terapêuticas para atender aos dependentes químicos que necessitam de internação. A pastoral também procura ajudar na reinserção do dependente químico na comunidade.

Para o trabalho da pastoral, é fundamental a noção de que a evangelização tem papel importantíssimo na libertação das drogas.

Os 12 passos da Pastoral da Sobriedade são um pequeno guia para o caminho de libertação e reinserção dos dependentes. Veja abaixo quais são:

1º ADMITIR: "Senhor, admito minha dependência dos vícios e pecados, e que sozinho não posso vencê-los. Liberta-me! (Rm 7, 15-20)

2º CONFIAR: Senhor, confio em Ti, ouve o meu clamor. Cura-me! (Mc 10, 46-52)

3º ENTREGAR: Senhor, entrego minha vida, minhas dependências, em tuas mãos. Espero em ti. Aceita-me! (I Pd 5, 7-11)

4º ARREPENDER-SE: Senhor, arrependido de tudo o que fiz, quero voltar paras tua graça, para a casa do Pai. Acolhe-me! (Lc 15, 11s)

5º CONFESSAR: Senhor, confesso meus pecados e, publicamente peço teu perdão e o perdão dos meus irmãos. Absolve-me! ( Hb 8, 12-52)

6º RENASCER: Senhor, renasço, no teu Espírito para a Sobriedade. O homem velho passou, eis que sou uma criatura nova. Batiza-me de novo! (Jo 3, 1-15)

7º REPARAR: Senhor, reparo, financeira e moralmente a todos que, na minha dependência eu prejudiquei. Ajuda-me a resgatar minha dignidade e a confiança dos meus. Restaura-me! (Lc 19, 8)

8º PROFESSAR A FÉ: Senhor, professo que creio na Santíssima Trindade e peço ajuda da Igreja, com a intercessão de todos os santos. Instrui-me na Tua Palavra. (Rm 10, 9-10)

9º ORAR E VIGIAR: Senhor, orando e vigiando para não cair em tentação, seremos perseverantes nos Teus ensinamentos. Dá-me a Tua Paz. (Mt 26, 40-41)

10º SERVIR: Senhor, servindo, a exemplo de Maria nossa mãe e mãe de todos, queremos, gratuitamente, fazer dos excluídos os nossos preferidos, através da Pastoral da Sobriedade. (Lc 1, 36-41)

11º CELEBRAR: Senhor, celebrando a eucaristia, em comunidade com os irmãos, teremos força e graça para perseverarmos nessa caminhada. Alimenta-nos no corpo e sangue de Jesus.

12º FESTEJAR: Senhor, festejando os 12 passos para a Sobriedade Cristã, irmanados com todos, na mesma esperança, por um século sem drogas, queremos partilhar e anunciar Jesus Cristo Redentor, pelo nosso testemunho.

Um comentário:

Demerval Jr. disse...

Beleza, Moisés, muito bem! Esse é um serviço da Igreja que, apesar da imensa necessidade dele em nossos dias, infelizmente ainda não é bem compreendido entre os próprios clérigos e, por isso mesmo, faltam muitas paróquias para essa incrível pastoral desbravar...

Caso alguém queira saber mais sobre a atuação da PS nos Estados de Goiás, Tocantins e no Distrito Federal, é só falar comigo (clique no meu nome aí em cima) ou com o Ximenes da capelania militar dos bombeiros em Brasília (ximenessoporhoje arroba gmail ponto com). O Ximenes é o atual coordenador do Regional Centro-Oeste da CNBB (GO, DF e TO).

Enquanto isso, "sobriedade e paz, só por hoje, graças à Deus"!

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina